Quinta de Santa Ana

A Quinta de Santa Ana presta serviços gerontológicos e geriátricos, com elevado padrão de qualidade, realizando um acompanhamento especializado aos nossos utentes, oferecendo-lhes uma vivência diária num ambiente agradável e acolhedor, com qualidade de vida, programas lúdicos e culturais, permitindo o convívio com os seus pares e com os profissionais especializados que compõem a equipa do nosso centro.

Cuidamos por si, de quem o cuidou antes,
Com elevados padrões de qualidade!



Na Quinta de Santa Ana proporcionamos momentos de lazer e de bem-estar aos nossos utentes, não só pela prestação dos cuidados básicos, mas também, através da animação e diversas actividades, destacando-se a de criar e desenvolver estruturas favoráveis ao desenvolvimento de acções naturais e relações sociais diversificadas.
Com um espaço exterior jardinado e com esplanada, zonas sociais espaçosas, videoteca, biblioteca, computadores com internet, espaços para jogos tradicionais e de mesa, os nossos utentes dispõe de um vasto leque de actividades para ocupar o seu tempo.


Fisioterapeuta

O Fisioterapeuta atua na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções físicas, do foro funcional músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, e disfunções psíquicas, com o objetivo de desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos indivíduos.

A sua intervenção centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo. Utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas técnicas manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.


Terapia Ocupacional
 
A Terapia Ocupacional é o tratamento de condições de saúde que afectam o desempenho das pessoas em qualquer fase da vida através do envolvimento em actividades significativas, com o objectivo de lhes proporcionar o seu máximo nível de funcionalidade e de independência nas ocupações em que desejam participar.

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, perceptivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os factores ambientais que influenciam o seu desempenho nas actividades; identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de actividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde. As actividades seleccionadas são-no de acordo com as necessidades pessoais, sociais e culturais e reflectem os factores ambientais que orientam a vida do indivíduo.


Animadora Sociocultural
 
A Animadora Sociocultural utiliza um conjunto de práticas desenvolvidas a partir do conhecimento de uma realidade, que visa estimular os indivíduos, para a sua participação com vista a tornarem-se agentes do seu próprio processo de desenvolvimento e das comunidades em que se inserem. A Animação Sociocultural é um instrumento decisivo para um desenvolvimento multidisciplinar integrado dos indivíduos e dos grupos.

O nosso principal objectivo é, através da animação, melhorar a qualidade de vida dos nossos residentes, com vista a:

  •     Promover o elo de ligação entre clientes, a comunidade residencial, a família, os amigos e outros grupos da comunidade, promovendo o relacionamento intergeracional;
  •     Minimizar a sensação de abandono e solidão, contrariando o desenraizamento social dos seniores;
  •     Promover a auto-estima e incrementar a participação ativa dos idosos através de atividades criativas e recreativas;
  •     Promover a atividade física como uma rotina diária, enaltecendo a sua importância para um envelhecimento ativo, com vista à melhoria da qualidade de vida dos residentes;
  •     Preservar a identidade dos clientes;
  •     Relembrar hábitos, vivências, costumes e experiências, sendo esta também uma troca entre clientes e a estrutura residencial, que lhes permita uma valorização pessoal e social;
  •     Fomentar e discutir ideias e opiniões, estimulando a capacidade cognitiva e promovendo atitudes pró-ativas junto dos clientes, retardando o processo de envelhecimento.

Alvará nr.º 12/2015



Alvará nr.º 12/2015

Informações


Para quaisquer esclarecimentos adicionais, por favor contacte-nos através dos seguintes meios:

Tel.: 243 702 124

Tlm.: 967 377 710

e-mail: geral@santaanaereira.com